quinta-feira, 10 de maio de 2012

Professores e Informática


Os professores estão diante de uma nova realidade, o domínio da informática, na vida dos estudantes e no seu próprio cotidiano. Cada vez mais, é necessário que os professores e aqueles que pensam educação se debrucem sobre o uso desta ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Não dá para continuar olhando para o computador como concorrente ou simplesmente uma máquina para supostos jogos educacionais, é hora, de olhar a informática como aliada, como um instrumento poderoso de aprendizagem.
A informática está presente na mudança de comportamento dos alunos, também, é responsável por uma discutível mudança de linguagem, mais do que nunca, é necessário que os professores assumam um papel de vanguarda na utilização desta ferramenta para incrementar não só a sua aula , mas todo processo educacional. De acordo com FRÓES “mobilizar o corpo docente da escola a se preparar para o uso do Laboratório de Informática na sua prática diária de ensino-aprendizagem. Não se trata, portanto, de fazer do professor um especialista em Informática, mas de criar condições para que se aproprie, dentro do processo de construção de sua competência, da utilização gradativa dos referidos recursos informatizados: somente uma tal apropriação da utilização da tecnologia pelos educadores poderá gerar novas possibilidades de sua utilização educacional.”
Trabalhar uma nova ação pedagógica e um novo pensar sobre a educação requer coragem e dinamismo. O professor vai descer do pedestal e assumir um papel de facilitador da construção do conhecimento.  
FRÓES,Jorge R. M.Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição

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